3 aspectos técnicos da moto para conferir antes de pegar a estrada

3 aspectos técnicos da moto para conferir antes de pegar a estrada

Zelão 3 aspectos técnicos da moto para conferir antes de pegar a estrada

Viajar de moto pode tanto significar aventura como estabilidade. O seu jeito de ser e a rota que você escolhe pode definir o perfil de seu passeio de moto. Porém, seja na estrada, ou fora dela, o mais importante na hora de você pegar a estrada é conferir todos os aspectos técnicos da moto.

Pneus, peças da parte elétrica, ignição, carenagens, câmbio, motor, enfim, todas as partes de sua motocicleta devem ser inspecionadas antes de uma viagem de moto. A ideia desse post é apresentar a você, leitor, alguns itens importantes que precisam ser checados e mostrar tudo o que você precisa para fazer uma viagem segura e confortável. Confira a seguir alguns aspectos técnicos da moto para você conferir antes de pegar a estrada!

Os líquidos são importantes aspectos técnicos da moto

Um dos principais pontos a se atentar antes de pegar a estrada com a sua motocicleta são os líquidos. Se a sua moto for arrefecida a líquido, por exemplo, o líquido de arrefecimento deve estar no nível indicado pelo fabricante da moto. Antes de viajar, é importante checar e, caso não esteja no nível, é preciso completar ou trocar o compartimento com o líquido que costuma utilizar.

Outro líquido que precisa ser verificado, outro dos mais importantes aspectos técnicos da moto, é o nível do óleo do motor. Programe-se e verifique bem a rota pela qual você vai seguir, pois dependendo da quilometragem que você vai rodar, pode ser preciso trocar o óleo em meio à viagem. Lembre-se: nem toda estrada possui oficinas ou postos de serviço para essa troca, confira com antecedência se há esses tipos de locais em seu caminho.

Cheque também a relação

A relação é uma parte importante e que deve estar na lista de aspectos técnicos da moto que devem ser checados. A relação é a parte da moto que é formada pela corrente, pela coroa e pelo pinhão. Essa parte é a responsável por transmitir toda a força feita pelo motor para a roda traseira da motocicleta. Antes de pegar a estrada, a dica é: verifique se a corrente da moto possui algum tipo de folga. Quando o kit de relação da motocicleta já está usado há algum tempo e a viagem é longa, recomenda-se trocar todo o conjunto. Uma corrente estourada pode significar o fim de sua viagem!

Verifique a condição dos freios

Os freios são outros aspectos técnicos da moto que precisam ser verificados antes de sua viagem. Antes de pegar a estrada, coloque pastilhas novas e verifique o nível do fluido de freio.

Uma informação importante: caso o fluido não esteja no nível, não complete-o. Fluido de freio baixo é sinal de problema no sistema, portanto troque por completo. Uma dica para manter o bom desempenho e a segurança de sua moto é trocar os fluídos e as pastilhas sempre nos períodos recomendados pelo fabricante da moto.

Com essas dicas, você, com certeza, terá uma viagem muito mais confortável e segura. Acesse o nosso portal e saiba como manter a sua companheira motocicleta pronta para a sua próxima viagem. Mande seus comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.